A campanha Novembro Azul tem como objetivo sensibilizar a sociedade, em especial, aos homens, para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.
Segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca), neste ano devem ser registrados 61,2 mil novos casos de câncer de próstata no Brasil. Dados do Ministério da Saúde indicam que 14.484 homens morreram em decorrência da doença no país em 2015. No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não melanoma. De acordo com o Inca, o câncer de próstata é considerado um tumor da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. Dados da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) mostram que 20% dos pacientes são diagnosticados em estágios avançados da doença, o que faz com a taxa de mortalidade chegue a 25% dos pacientes.
O presidente da Associação Desportiva Jequié (ADJ), Leur Lomanto Júnior faz uma alerta sobre a importância da realização do exame.
“É importante que os homens se aproximem mais das Unidades Básicas de Saúde. São onde podem realizar o cuidado preventivo de sua saúde. O câncer de próstata é o mais comum. E quando diagnosticado precocemente, apresenta uma alta taxa de cura e um tratamento com menos sequelas. O conhecimento é a primeira ferramenta para prevenção”, explicou.