Times da base da ADJ começam disputa do baianão dia 22 de setembro

A partir de 22 de setembro, a bola rola no Baianão Infantil e Juvenil 2018. Desta vez, a competição, que será encerrada em 1º de dezembro, reunirá 15 equipes. Estarão na disputa a Associação Bancários da Bahia (ABB), Bahia de Feira, Astro, Jequié, Leônico, Canaã, Bahia, Jacuipense, Vitória, Feirense, Fluminense de Feira Galícia, São Francisco, Redenção e Juazeirense.

No dia 23 de agosto, presidentes e representantes dos clubes se reuniram com a diretoria da Federação Bahiana de Futebol. Na sede da entidade, o presidente Ednaldo Rodrigues, o vice-presidente Ricardo Lima e a diretora de competições Taíse Galvão realizaram a Reunião do Conselho Técnico do campeonato. No local foram definidos detalhes como regulamento, tabela e divisão dos grupos. Foram discutidos, também, os aspectos técnicos do certame, como presença de médicos nos bancos de reservas, segurança, arbitragem, CBJD, Estatutos da FBF e CBF e estádios. Em ambas as categorias, a competição terá dois grupos na primeira fase, sendo um deles composto por oito equipes e o outro por seis equipes. A fórmula de disputa foi aprovada pelos participantes.

Na primeira fase, as agremiações se enfrentarão dentro de cada grupo, em sistema apenas de jogos de ida. As quatro melhores colocadas de cada grupo avançarão para a segunda fase, de quartas de final. Nas quartas, os oito clubes serão distribuídos em quatro grupos de dois, na seguinte formação: Grupo 3 (1º do GR 1 x 4º do GR 2), Grupo 4 (1º do GR 2 x 4º do GR 1), Grupo 5 (2º do GR 1 x 3º do GR 2) e Grupo 6 (2º do GR 2 x 3º do GR 1). Dentro de cada grupo, eles se enfrentarão em jogos de ida e volta, classificando-se para as semifinais os quatro vencedores.

Nas semifinais, os classificados serão divididos da seguinte forma: Grupo 7 (1º do GR 3 x 1º do GR 5) e Grupo 8 (1º do GR 4 x 1º do GR 6), com os vencedores alcançando a disputa do titulo. Tanto a semifinal como a final também serão disputadas em jogos de ida e volta. Quanto ao critério de desempate, foi mantido que, em caso de igualdade no número de pontos e saldo de gols, as quartas de final, semifinal, final e 3º lugar serão decididas nas cobranças de pênaltis. Os mandos de campo dos jogos de volta permanecem com as equipes de melhor campanha no certame.

Na categoria Infantil (Sub-15), as partidas terão duração total de 70 minutos, divididos em dois tempos de 35. No Juvenil (Sub-17), os jogos terão 90 minutos, divididos em dois tempos de 45. Esta edição também terá uma novidade em relação aos jogos. Por sugestão do presidente do Bahia de Feira, Jodilton Souza, aprovada por unanimidade na reunião, sempre que realizados nas tardes de sábados, as partidas da categoria Juvenil passam a ser realizadas antes das do Infantil. Em casos de jogos pela manhã, a ordem Infantil/Juvenil permanece.

Para a formação dos grupos da primeira fase, a FBF realizou o já tradicional sorteio, onde foram definidas as posições de Bahia e Vitória. O Bahia caiu no Grupo 1, ao lado de ABB, Galícia, Jacuipense, Juazeirense, Leônico, Redenção e São Francisco. Já o Vitória ficou no Grupo 2, de sete participantes, com Astro, Bahia de Feira, Canaã, Feirense, Fluminense de Feira e Jequié. Os clubes têm até hoje, 12 de setembro para inscrever o mínimo de 18 atletas em cada categoria. O prazo final para inscrições de jogadores se encerrará no dia 31 de outubro.

*Blog Jequié e Região

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *