ADJ – Associação Desportiva de Jequié – é um clube de futebol da cidade de Jequié, no estado da Bahia fundado em 20 de novembro de 1969. Suas cores são azul, amarelo e branco.

O primeiro Presidente foi o professor e odontólogo Milton de Almeida Rabelo. A ADJ disputou pela primeira vez o Campeonato Baiano de Futebol Profissional no ano de 1970.

A origem do time comandado pelo técnico Maneca Mesquita foi a seleção amadora da cidade, campeã do intermunicipal de 1969, tendo como base o time amador do Clube Recreativo Flamengo.

No Jogo de estreia em 1970, a primeira equipe de futebol profissional da cidade sol jogou no Estádio Waldomiro Borges (Waldomirão) contra o São Cristóvão, a partida terminou empatada por 0 x 0.

Em 1969 a seleção municipal de Jequié foi campeã do Campeonato Intermunicipal e foi convidada pela Liga Bahiana de Desportos Terrestres (LBDT) a disputar o Campeonato Baiano de Futebol, para isso deveria filiar um clube para entrar no estadual do ano seguinte. Assim, em 20 de novembro de 1969 foi fundada a Associação Desportiva Jequié.

A Associação Desportiva Jequié profissionalizou vários atletas da seleção campeã e obteve um ótimo quinto lugar em seu ano de estreia entre 16 participantes.

Depois de alguns anos participando do campeonato baiano, a ADJ suspendeu suas atividades na década 80, mas retornou em 1990.

Em 1992, sagrou-se campeã da 2ª divisão, seu primeiro título profissional e garantiu o retorno à Série A estadual, onde permaneceu até 1997.

Em 2017, veio o segundo título da Série B, conquista que resgatou o apoio da torcida para o clube.

Em 2023, veio o tricampeonato.

Em 2024 o Jequié fez história ao terminar a primeira fase do campeonato baiano na quarta colocação com 14 pontos em 9 jogos somando 4 vitórias, 2 empates e 3 derrotas. Nessa campanha o Jequié também quebrou o tabu e venceu a dupla BAVI pela primeira vez em sua história; contra o Bahia em plena Fonte Nova em Salvador, triunfo por 1 a 0, e contra o Vitória dentro de seus domínios por 1 a 0.