Com 13 datas e novidades, Baianão 2019 tem fórmula definida por clubes

O Baianão terá novidades em 2019. Representantes dos clubes e a diretoria da Federação Bahiana de Futebol realizaram nesta terça-feira (13), na sede da entidade, o pré-arbitral, onde foram discutidos detalhes da competição.
 
No encontro, que contou com as presenças do presidente da FBF, Ednaldo Rodrigues, do vice-presidente, Ricardo Lima, e da diretora de competições, Taíse Galvão, já foi definida a fórmula de disputa do campeonato. Com 13 datas disponibilizadas pela CBF para os estaduais da região Nordeste, a fórmula foi escolhida por unanimidade entre os presentes.
 
As dez agremiações participantes (Esporte Clube Vitória, Esporte Clube Bahia, Sociedade Desportiva Juazeirense, Fluminense de Feira Futebol Clube, Jacobina Esporte Clube, Esporte Clube Jacuipense, ECPP Vitória da Conquista, Associação Desportiva Bahia de Feira, Associação Desportiva Jequié e Alagoinhas Atlético Clube) comporão o mesmo grupo, de número 1, na fase de classificação. Com pontos corridos, as equipes se enfrentarão no sistema de jogos apenas de ida, classificando-se para a semifinal as quatro primeiras colocadas.

Na semifinal, os quatro times classificados formarão dois novos grupos. No grupo 2 ficarão o 1º colocado e o 4º colocado da primeira fase. O grupo 3 terá o 2º e 3º colocados. Eles se enfrentarão dentro de cada grupo, em jogos de ida e volta. Os mandos de campo dos jogos de volta serão das equipes melhores colocadas na primeira fase. Havendo empate em número de pontos ganhos e saldo de gols, as vagas na final serão decididas nas cobranças de pênaltis.
 
Os dois vencedores da segunda fase fazem a disputa do título, também em jogos de ida e volta, com o segundo jogo na casa daquele de melhor campanha. O campeão, também havendo empate em pontos e saldo de gols após as duas partidas, será conhecido nas cobranças de pênaltis.
 
Copa do Nordeste – Terá direito à primeira vaga para a Copa do Nordeste 2020 o clube campeão do Baianão 2019. A segunda vaga, de acordo com definição da CBF, Federações e clubes, em reunião no dia 14 de fevereiro de 2017, será da associação melhor classificada no ranking nacional de clubes divulgado pela entidade nacional no final da temporada 2019. Já a terceira vaga, da Pré Copa do Nordeste, será do segundo clube melhor colocado no ranking nacional.
 
Copa do Brasil – Terão direito às três vagas da Bahia na Copa do Brasil o campeão, vice-campeão e 3º colocado do Baianão 2019.

Série D do Brasileirão – Já para a Série D do Brasileirão 2020, haverá uma novidade na definição das vagas. Por maioria de votos, os clubes decidiram destinar uma das três vagas para o campeão da Copa Governador do Estado, ou outra competição que venha substituí-la na próxima temporada. Para o Baianão ficarão as duas demais vagas, que serão dos clubes melhores colocados, desde que não sejam integrantes de outras séries do Campeonato Brasileiro.
 
Rebaixamento – Apenas uma equipe será rebaixada para a Série B do Baianão 2020. Será ela a última colocada na primeira fase do Baianão 2019.
 
Horários de jogos – Durante o encontro, os clubes Bahia de Feira, Jequié, ECPP Vitória da Conquista e Fluminense de Feira solicitaram que, aos domingos, quando não sejam transmitidas pela TV Bahia, suas partidas como mandante aconteçam pela manhã, às 10h.
 
TV FBF – Alguns clubes parabenizaram as transmissões de jogos da TV FBF no Facebook e YouTube e solicitaram que seus jogos, quando não transmitidos pela TV aberta ou Pay-per-view, sejam transmitidos no canal oficial da FBF. A entidade discutirá o assunto com a TV Bahia, detentora dos direitos de transmissão do campeonato, para promover a estreia da TV FBF no Baianão.

 
VAR – O Árbitro de Vídeo será mais uma novidade no Baianão 2019. O VAR será utilizado nos dois jogos da final da competição. No campeonato que marca a estreia do uso da tecnologia em competições baianas, ainda não será possível utilizá-lo em mais jogos, devido à necessidade de estruturação de algumas praças esportivas do estado para receberem os equipamentos. O aumento no número de jogos com VAR será discutido para as edições seguintes do estadual.
 
A diretoria da FBF e os clubes voltam a se reunir na Reunião do Conselho Técnico do Baianão, em data e local a serem divulgados posteriormente pela entidade. Na oportunidade serão divulgados o regulamento e a tabela de jogos da competição.

ASCOM/Federação Baiana de Futebol

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *